
A REFORMA TRIBUTÁRIA - Impactos da Reforma Tributária nos Municípios - de A à Z
PROGRAMAÇÃO DE ASSUNTOS
-
Introdução geral à reforma tributária e seu impacto; as mudanças no IVA Dual e no IBS e como a transição de origem para destino na arrecadação afeta os municípios; a arrecadação de ISS e a previsão de novos desafios para os entes municipais; os novos métodos de fiscalização; Splitpayment e integração de dados.
-
Prazos e o período de transição da reforma tributária; planejamento estratégico para preservar a sustentabilidade fiscal e econômica do município.
-
Impactos da reforma tributária nos setores produtivos locais, incluindo comércio, indústria, turismo e empresas optantes pelo Simples Nacional, o que a LC214/2025 nos diz? Os desafios e oportunidades gerada pela reforma tributária nos setores produtivos e turísticos municipais. Abordagem sobre a necessidade de políticas de incentivo e planejamento estratégico para minimizar efeitos adversos e fomentar o desenvolvimento econômico local. Discussão sobre alíquotas reduzidas, impactos nos produtores rurais e pequenas empresas, como fica o comércio local frente à maior transformação tributária da história recente.
-
Qual é o papel estratégico do Legislativo na formulação de políticas tributárias e no equilíbrio fiscal. Impactos das mudanças no ISS, IPTU, COSIP e outros tributos municipais; o papel do legislador na preservação do equilíbrio fiscal e na defesa do interesse público. Identificação das adequações essenciais na legislação tributária local em virtude da reforma tributária. As competências e responsabilidades municipais no contexto do IVA Dual.
-
Reflexos da reforma tributária nas licitações e nos contratos administrativos; reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos vigentes.
-
As responsabilidades da advocacia pública municipal frente às mudanças constitucionais e legais; defesa dos interesses municipais e a adequação dos atos administrativos à nova legislação; métodos de cobrança judicial, extrajudicial e administrativa e ferramentas auxiliares são frequentemente utilizadas para otimizar o processo. Posicionamentos dos tribunais, questões polemicas e novidades.
-
As responsabilidades dos agentes e servidores quando da prescrição de créditos devidos à Administração Pública Municipal; procedimentos e orientações dos tribunais.
-
O Plano Plurianual como ferramenta de planejamento para mitigar os impactos da reforma tributária. Abordagem sobre a criação de políticas públicas inovadoras.
Análise dos desafios ainda não definidos pela reforma tributária e como as incertezas podem impactar os municípios. Como garantir a saúde fiscal?
Impacto das incertezas no planejamento orçamentário? Instrumentos de Planejamento e Orçamento? Adequação das finanças públicas municipais às novas regras tributárias. -
Como adequar-se as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público e estar em conformidade com as auditorias financeiras do TCE/SC
-
As mudanças e obrigações relacionadas às retenções tributárias no contexto atual. Discussão sobre o impacto das alterações no ISS para obras de construção civil, incluindo a emissão de notas fiscais, o local de incidência do tributo e os procedimentos de retenção na fonte. Orientação para os municípios e contribuintes sobre adequações necessárias para garantir conformidade e eficiência tributária.
-
Órgãos fiscalizadores das finanças municipais em face da reforma tributária e instruções normativas.
-
As tarifas no cenário municipal.
Realização:
Horários: 09h às 11h30 - 13h às 16h30
Local: Auditório da Fecomércio. Rua Felipe Schmidt, 785 - Centro - Florianópolis (SC) - CEP 88010-002
Valor da inscrição: R$ 1.000,00 - clientes de Assessoria Tributária não pagam.
Observações para realização do Empenho/Pagamento:
-
Realizar o empenho em nome de PUBLICA ASSESSORIA EM CONTABILIDADE E GESTÃO
-
CNPJ: 16.457.852/0001-42
-
Rua Francisco Norberto Bonher, 64 E, Jardim Itália, Chapecó, SC
Favor enviar cópia do empenho no E-mail: cursos@grupopublica.com.br